Juiz do Piauí manda bloquear WhatsApp no Brasil

Um juiz do Piauí determinou o bloqueio do aplicativo WhatsApp no Brasil, em razão de a empresa supostamente ter se negado a colaborar com investigações da Polícia Civil do Estado.

A ordem, emitida pelo juiz Luiz Moura Correia, foi encaminhada aos provedores de internet e de conexão móvel, como as operadoras de telefonia, e não à companhia de mensagens.

As teles já teriam sido notificadas, mas não indicaram que medida vão tomar. O app funcionava normalmente nesta quarta (25). O SindiTelebrasil, associação que representa essas operadoras, disse em nota que a medida é “desproporcional”, e o WhatsApp não comentou o assunto.

O juiz disse à Folha que optou por tentar bloquear o serviço por meio das teles depois de, segundo ele, a companhia se negar a colaborar com diligências de inquéritos, que estão em curso desde 2013, alegando não ter escritório no Brasil. Apesar de ter sido comprado pelo Facebook, o app, usado por mais de 700 milhões de pessoas no mundo, funciona de maneira independente.

“É uma forma de cumprir as diligências, forçar [o WhatsApp] a criar canais para que os policiais possam proceder [as investigações]”, disse.

O teor dos crimes é mantidos em sigilo, mas, de acordo com a delegada Katia Esteves, são investigados pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina (por isso o pedido de segredo).

Segundo Correia, houve uma reunião ontem com advogados de corporações para discutir o tema –ele não disse quais. Caso o WhatsApp repasse os dados, a proibição será cancelada, afirmou.

Fonte : FELIPE MAIA | FOLHA DE S.PAULO – 26/02/2015

 

 

 


Atualizado em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *